QUEM CONHECE AMA
Oséias 6:3
"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra".
INTRODUÇÃO
É comum vermos alguns adesivos colados nos carros com dizeres assim: "Quem conhece, sabe que é bom"; "Quem conhece, respeita"; "Quem conhece, ama"; "Quem conhece, compra"; "Quem conhece, aceita"; "Quem conhece, confia".
Estas frases nos levam a pensar que o conhecimento nos leva a tomar uma decisão. Ou aceito, ou não aceito; ou compro, ou não compro; ou respeito, ou não respeito. Mas, sempre vou ter a condição de decidir, de tomar uma decisão.
No nosso relacionamento com Deus não é diferente; no nosso relacionamento com Deus é extremamente importante um relacionamento que nos leve a intimidade; que nos leve a conhecê-lo intensamente.
Lucas 9:18-22, que fala sobre a famosa pergunta de Jesus: Quem as pessoas estão dizendo que eu sou? Os discípulos responderam: Uns estão dizendo que o Senhor é João Batista que ressuscitou; outros estão dizendo que o Senhor é o profeta Elias; outros estão dizendo que o Senhor é um dos profetas que ressuscitou. Aquelas respostas eram respostas de pessoas que não conheciam Jesus realmente. Quem conhece Jesus em sua profundidade, jamais poderá compará-lo a um ser mortal, ainda que estes sejam pessoas especiais como: João Batista, ou o Profeta Elias. Jesus então olha para os discípulos, e lhes pergunta: Está bem, estas são as respostas das pessoas que não me conhecem; mas, eu gostaria de saber qual é a resposta de vocês. Vocês caminham comigo, trabalham comigo, tomam refeição comigo. Logo, vocês têm condição de me dar uma resposta mais convincente. Então Pedro olha para Jesus e responde: Tu és o Cristo de Deus. Esta é uma resposta de quem realmente conhecia a verdadeira identidade de Jesus.
Um dos preletor americano disse o seguinte num culto a que assisti: O americano não lê mais a Bíblia. Por isso se tornou cego, ignorante da história Bíblica. Tornou-se ignorante em relação ao conhecimento de Deus. Logo eu pensei: Este não é um problema exclusivamente de Americanos; mas, creio que nós, em Portugal e no Brasil, estamos enfrentando as mesmas dificuldades e estamos nos tornando cegos, ignorantes do conhecimento de Deus. A forma de conhecermos profundamente o Deus que nós servimos é voltarmos o nosso olhar para a Palavra d’Ele que é A Biblia Sagrada.
ANÁLISE PREMILINAR:
"Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor; como a alva, sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra".
Desde Adão, Deus vem buscando um relacionamento com o homem que proporcione a oportunidade desse homem conhecê-lo. Deus sempre buscou esse relacionamento de intimidade connosco. Porém, nós, com os nossos pecados temos nos afastado de Deus e não temos facilitado esse relacionamento na proporção que nos leve a uma intimidade.
Vejamos a história de Jó: No capítulo 1:1 está registado: "Na terra de Uz vivia um homem chamado Jó. Era homem íntegro e justo; Temia a Deus e evitava fazer o mal ". Apesar desse currículo invejável de Jó, parece-me que ele não tinha intimidade com o Senhor. Capítulo 42:5, ele afirma: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem". Ou seja, Jó era um homem religioso; que procurava ser zeloso com as coisas de Deus; um excelente pai de família; um bom marido. Porém, ele não tinha intimidade com Deus a ponto de conhecê-lo profundamente. O seu conhecimento era apenas superficial. Depois de Jó ter passado por todos os problemas que nós sabemos, Depois de passar por todas as experiências, ele pode dizer: "Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram". O que percebemos neste versículo é que o sofrimento trouxe muito mais proximidade de Jó para com Deus. Aquilo que era um conhecimento superficial de ouvir falar; agora, passa a ser uma contemplação. Jó não mais ouve falar de Deus, mas os seus olhos podem contemplar a sua face. Ele então, pode dizer: Eu te vejo Senhor. O Senhor não é apenas uma história contada pela Bíblia, mas o Senhor é real. Os meus olhos te podem ver.
CONTEXTO HISTÓRICO:
O profeta Oséias viveu no período pré-exílico, nos anos 782 a 725 aC, em Israel, Reino do norte, no tempo em que Jeroboão II era o Rei de Israel. Neste mesmo período, em Judá (Reino do Sul) foram reis: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias.
Estava acontecendo tanto em Israel como em Judá (Reino do Norte e Reino do Sul), o seguinte: Grande corrupção na Política de ambos os países; problemas sérios de idolatria e problemas de injustiça social. Após aproximadamente 2700 anos, estamos vivendo a mesma história: Corrupção na Política, Injustiça social e idolatria. Será que esse assunto tem a ver connosco nos tempos actuais?
CARACTERÍSTICAS DE OSÉIAS:
Manso, simples, misericordioso, sensível ao sofrimento das pessoas, mas um profundo conhecedor da história Bíblica; o que nos leva a entender que apesar da sua simplicidade, Oséias foi bem instruído.
ORDEM DE DEUS PARA OSÉIAS:
Vai, toma uma mulher de prostituição e casa com ela. Oséias, foi, procurou Gômer e casou com ela. Era a proposta de Deus para Oséias, sentir na pele o que Ele, Deus, estava sentido em relação ao seu povo que havia se apostatado da fé. Tanto o Reino do Norte como o Reino do Sul, haviam se desviado completamente do caminho do Senhor. Isto para o Senhor era uma prostituição.
O CHAMADO DE OSÉIAS:
A proposta de Deus para Oséias é para que ele convoque o seu povo para um arrependimento profundo dos seus pecados. e voltem para Deus. O Senhor não suportava mais o nível de corrupção política, o nível de idolatria e também a questão da injustiça social. O pobre havia sido completamente esquecido e quem fizesse parte da alta cúpula do governo estava bem; mas quem não tinha acesso ao Rei, estava condenado a passar por extrema necessidade. A luta pelo poder era tamanha, que no Reino do Sul (Judá) os reis matavam o anterior, para assumir o seu lugar. Deus levanta este profeta com a finalidade de protestar contra estas coisas horrendas. Oséias sentia na pele o que realmente era ser traído. Deus se sentia traído pelo seu próprio povo.
O TEXTO:
"Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor: como a alva a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como chuva, como chuva serôdia que rega a terra".
CONHEÇAMOS AO SENHOR:
Este convite do Profeta Oséias, é muito sério e importante. Quando deixamos de conhecer quem é o nosso Deus, vamos desviando os nossos passos para outros caminhos. Vamos desviando o nosso olhar das escrituras, que é a nossa regra de fé, que nos direcciona para onde devemos andar, que é a nossa bússola. Quando não valorizamos o Senhor, não o reconhecemos como Senhor da nossa vida, quando não o temos como o nosso dono, proprietário do nosso ser, começamos a viver de forma independente, achando que não precisamos mais de Deus e passamos a cultuar a nós mesmos. É um grande risco tirarmos os nossos olhos da palavra de Deus e valorizarmos aquilo que está em nossa volta. Infelizmente isto está acontecendo em nossos dias. As pessoas não valorizam mais o relacionamento com Deus. Por isso, gastam tanto tempo com coisas fúteis, que só nos separam de Deus. O convite do Profeta é para voltarmos os nossos olhos para a palavra e realmente conhecermos o nosso Deus com maior desejo.
PROSSIGAMOS EM CONHECER AO SENHOR:
O conhecimento de Deus, jamais pode ser algo que acontece uma única vez e pronto. Muito pelo contrário; deve ser algo que aconteça diariamente, fruto do nosso relacionamento com Ele, através da leitura da Palavra, da meditação, da contemplação, da oração, dos momentos de solidão diante do Pai. Deve ser algo, gostoso, apaixonante, que nos leva a uma intimidade profunda, crendo que estamos nos relacionando com aquele que é o único Senhor e Salvador. Ele é soberano sobre todos. Ele é Deus. Ele é merecedor de todo respeito, de toda a glória, de toda a nossa expressão de gratidão, por reconhecermos a sua plenitude.
Quando conhecemos com profundidade, quem é o nosso Deus, passamos a amá-lo muito, pois saberemos olhar para dentro de nós mesmos e vermos quem realmente somos, o que Deus fez por nós, e o que realmente passamos a ser. Prossigamos nesta busca de conhecermos, cada dia mais, o nosso Deus, e vermos e termos consciência da sua grandeza.
HÁ ESPERANÇA PARA NÓS:
Olhando para o texto percebemos que o Senhor, além de exortar o povo através da palavra do Profeta Oséias, também dá uma palavra de esperança, dizendo: Voltem para mim! Arrependam-se dos vossos pecados, voltem para um relacionamento de intimidade comigo, pois, da mesma forma como a chuva da primavera virá,com certeza, para regar a terra de mansinho, sem causar estragos, sem causar transtornos, eu também estarei me voltando para vocês para ter um relacionamento como aquele que tive com os vossos pais, como aquele do seu primeiro amor. Ainda é tempo de reconciliação, ainda é tempo de voltarmos às práticas do primeiro amor. Após a noite, que é tempo de escuridão, vem sempre o amanhecer; a chegada do sol. Com o sol nasce sempre a esperança de mais um dia. É a renovação das misericórdias do Senhor! É tempo de alegria, é tempo de celebração, é tempo de júbilo, pois o Senhor nos dá mais uma oportunidade. Hoje é este dia, meus irmãos, de oportunidade que o Senhor está nos dando.
CONCLUSÃO:
Como vimos neste pequeno texto, conhecer a Deus é algo tão importante, que devemos buscar este conhecimento com extrema urgência. Aprendemos também aqui, que este conhecimento não pode ser algo estático, realizado uma única vez. Não, este conhecimento deve ser fruto de um relacionamento contínuo através da leitura da palavra, da meditação e da oração. Faz-se necessária a seguinte pergunta: Temos buscado este relacionamento com intensidade para que realmente venhamos a conhecer ao nosso Deus com intimidade? Encerrando esta reflexão, eu gostaria de terminar com parte da oração de David no salmo 25:4 "Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensinas-me as tuas veredas". E ainda com as palavras de Jó em seu livro capítulo 42:5: "Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem".
Que o Pai amado nos ajude neste relacionamento com Ele, cada dia mais intenso.
Amén